|- Ari Zanuto Júnior
    |- João Neto
    |- CFUG-SP
    |- CFGIGOLÔ
    |- Blog do Rafa
    |- Neto Leal
    |- Celina Uemura
    |- Frederick Van Amstel
    |- Fabiano Cruz
    |- Gabriel Laet
    |- Jonas Galvez - Blog
    |- Ricardo Braz - Blog
    |- Carol Antunes
    |- Dauton Janota
    |- Jonathas Scott
    |- FlashMasters
    |- Igor Costa
    |- Hipermasters
    |- MUGB
    |- TrixHost

[Valid RSS]
Flash e as mudanças do IE
Posted by Marlos Carmo - (2003-10-17 10:53:35)

Após perder o processo por patente de plugins ( tecnologia que permite o acesso a aplicativos remotos na web via browser ), para a empresa Eolas Technologies, a Microsoft decidiu retirar da próxima versão do IE a tecnologia de plugins.

O Flash funciona a partir dessa tecnologia de plugin e para funcionar, o usuário tem que possuir o Flash Player, que é um plugin instalado na máquina do usuário para rodar aplicações em Flash.


Meu site em Flash não funcionará?

Meu site tem muitas partes do conteúdo feitas em Flash, elas deixarão de funcionar e terei que reformular meu site? Não.

Para o usuário que utilizará a nova versão do browser da Microsoft, o Internet Explorer, aparecerá um mensagem de aviso que o site carregará um conteúdo em controle ActiveX, ou seja, plugin.



Através das configurações do Internet Explorer na aba Avançado o usuário poderá bloquear todos controles ActiveX no site. Quando isso ocorrer e o usuário entrar em um site com ActiveX aparecerá uma janela confirmando o bloqueio do mesmo, como está mostrando a figura abaixo.




A Solução

A Microsoft criou uma solução para os desenvolvedores web, que mudando o código do seu site o conteúdo ActiveX presente no seu site funcionará perfeitamente sem nenhuma mensagem de aviso.

Através de um código em DHTML ( HTML Dinâmico ), o site poderá carregar o recurso ActiveX sem problemas e sem nenhum aviso ao usuário. É um código pequeno e simples, onde através de um script ele imprime na tela o conteúdo em ActiveX, assim não mostrando a janela de aviso.

O código abaixo ensina como criar a solução:

<html>
<head>
  <script src="flash.js"></script>
</head>

<body>
  <script>ConteudoFlash();</script>
</body>
</html>


Agora você terá que criar um arquivo chamado flash.js com o código abaixo e salvar na mesma pasta do seu arquivo html:

function ConteudoFlash(){
  document.write('<object classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8
-444553540000" codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/
cabs/flash/swflash.cab#version=6,0,29,0" width="755" height="650">\n');
  document.write('<param name="movie" value="meu_flash.swf" />\n');
  document.write('</object>\n'); }


Pronto o problema foi resolvido de uma forma bastante simples e seu site já está preparado para a nova versão do IE.

Um abraço e até a próxima matéria...

[ Comentar ]

Comentários (5)


Allan Alcoforado
generico@valeway.com.br

Recentemente li seu artigo na Ponto Flash - página inicial, sobre as mudanças do IE, matéria postada em 14/10/2003. Esta matéria orienta como fazer a "compatibilidade" do IE com o plugin flash sem a necessidade do usuário ter que clicar na janela de aviso de controle do ActiveX. Pois bem, minha dúvida, embora a matéria diga que não ocrrerá problema caso o site tenha vários SWFs, fiquei com uma dúvida ao ver o corpo do arquivo FASH.JS. Numa linha aparece as dimensões de w=755 e h=650 e em value="meu_flash.swf" ... Me pareceu que isso só faz mensão a um único arquivo swf de dimensões w750 e h650 de nome meu_fash.swf. Se assim o for, como ficaria o flash.js para vários SWFs e como fica quando o swf carrega outros por nível ? Desde já agradeço !

2003-10-25 11:16:25


Rogério "PortLand"
portland@bwnet.com.br

uma duvida.. o problema nao eh patente ? usando esse Js nao estaremos usando o mesmo código (apenas de outra forma) e o flash nao ficara na pagina da mesma forma que ficou antes ? os direitos nao continuam sendo violados ?

2003-11-01 10:46:56


Marília
marilinha@eudoramail.com

Legal, pena q não dá certo...

2003-11-13 21:46:13


cezinha (Celina Uemura)
cezinha@cezinha.com.br

Ola Marlos Quando vi esta informação no seu site sobre esta nova versão do IE que não vai aceitar os ditos plug-ins e activex da vida.. Fiquei bastante preocupada. Na verdade devo pesquisar um pouco mais sobre o assunto também. Explico o motivo da minha preocupação, se por um lado temos o problema do mal uso de activex, ainda temos por outro lado uma solução em questão de desenvolvimento para web. Onde trabalho desenvolvemos aplicações 100% web based. E uma solução em boa parte dos casos é o uso de applet e plug-ins, já que o próprio protocolo HTTP oferece uma série de limitações. De qquer forma foi bom saber do que vem por aí.

2003-11-29 17:18:27


Jonathas Scott
logan@echoes4ever.com

Fala marlos beleza..?! bem a Microsoft se fudendo e levando 94% dos clientes web com ela.. apesar destes 94% a maioria usar Ie 5 ainda... bem... a questão principal é: esse update será obrigatório !? como ficam os usuários de windows como 98 e millenium.. !? eles terão que fazer o update tambem.. ?! e os outros browsers ..!? como mozilla opera e etc..?! será que esse não seria o momento ideal para boicotarmos a microsoft e que tal um belo texto na entrada de todos os sites em flah: "esse conteúdo é de altíssima qualidade, você precisará de um browser adequado " :-) só divagando.. (sei que seria inviavel... claro para 1000 sites... mas imaginem se todos os desenolvedores do mundo fizessem isso ?! ) acho que vou comecar um movimento hehehe confiram em "links Jonathas Scott" desculpa a propagando Marlos, mas realmente acho que comecarei um movimento.. pode não dar em nada.. mas... não custa tentar... :-) abraços...

2003-12-18 10:16:25